A condução noturna pode ser uma experiência agradável, libertadora e relaxante. No entanto, é significativamente mais perigosa do que a condução diurna, por deixar mais difícil a perceção de distâncias, reduzir o campo de visão, haver mais probabilidade de os condutores estarem cansados, entre outros. Tudo isto faz com que a condução noturna exija alguns cuidados adicionais, para a segurança de todos.
Neste artigo enumeramos 10 cuidados adicionais que devemos ter quando conduzindo à noite.
- Limpe os vidros: De forma a evitar reflexos e ofuscamento devemos limpar os para-brisas internos e externos.
- Use os máximos com moderação: Só deve usá-los quando não houver tráfego vindo em direção contrária.
- Verificar os sistemas de iluminação: Antes de arrancar para a sua viagem, teste o seu sistema de iluminação. Faróis, lanternas, luzes de travagem…
- Mantenha-se alerta: A fadiga, causadora de cerca de 20% dos acidentes, é mais comum à noite.
- Evite distrações: Telemóveis, smartwatches, rádio… Distrações, por muito pequenas que sejam, devem ser evitadas durante a noite.
- Diminua a velocidade: Para ter mais tempo de reação a obstáculos difíceis de avistar ou ter uma paragem segura, reduza a velocidade.
- Desligue as luzes internas: As luzes internas do carro são um grande risco, já que podem ofuscar, reduzir a visibilidade, distrair ou causar reflexos no vidro.
- Ajuste os espelhos: Devemos sempre ajustar os espelhos de modo a evitar uma ofuscação pelos carros de trás.
- Evite áreas com animais: Evite ou reduza a velocidade em áreas rurais para evitar colisões com animais na pista.
- Evite ruas desertas: Tente traçar bem o caminho de modo a evitar ruas desertas, já que pode haver má sinalização ou má iluminação, o que é perigoso.
Pela segurança de todos, estes cuidados devem ser tidos em conta e respeitados. Conduza em segurança.