É verdade que não precisa de fazer a revisão do carro se circular pouco? Não pode circular sem os dois médios? Os pneus novos devem ficar à frente ou atrás? O selo da inspeção tem de ficar no pára-brisas? Há mitos e dicas que ouvimos durante toda a vida, mas nem todos são verdade. Fique a saber alguns aqui:
Combustível aditivado melhora o desempenho: abastecer com gasolina aditivada traz vantagens, é verdade. Esse combustível possui detergentes e dispersantes que tornam a combustão mais limpa, evitando a formação de depósitos carboníferos. É certo que alguns aditivos como os Boosters prometem maior performance mas, na prática, não têm tanto efeito na gasolina, que já contém alta octanagem e grande percentagem de etanol. Assim, esta afirmação é MITO!
Descansar o pé na embraiagem danifica a mesma: Verdade! E os danos não ocorrem apenas na embraiagem, mas também no disco de embraiagem que, com este estilo de condução, vê o seu tempo de utilização reduzido.
Circular com os vidros abertos aumenta o consumo: Parcialmente verdade… No trânsito da cidade, o hábito de conduzir com os vidros abertos quase não chega a interferir no gasto de combustível. Já nas autoestradas, onde a velocidade é maior, os vidros abertos são uma condicionante, causado mais resistência. O carro precisa, então, de mais energia para se movimentar aumentando o consumo.
Quanto mais pesado estiver o carro, maior o consumo: Verdade! Esse aumento é de cerca de 1% a cada 50 kgs, dependendo do modelo em questão.
O motor precisa de ser aquecido nos dias mais frios: Isso é um mito! Essa prática caiu em desuso nos modelos de automóveis mais novos devido à injeção eletrónica. Graças a ele, a maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão automaticamente programadas para a próxima partida.
É essencial reter estes mitos e verdades para entender certos problemas que estes veículos pode ter, conduza em segurança!